A indústria de aprendizagem corporativa está sempre evoluindo para acompanhar as atuais tendências e tecnologias. Neste artigo, iremos destacar 8 tendências de educação corporativa online que você deve manter em mente em 2017.
Principais tendências
Uma variedade de tendências surgiu no mundo do eLearning corporativo em 2017, muitas delas terão efeitos duradouros e benéficos sobre funcionários remotos e organizações corporativas.
A força de trabalho está à procura de recursos de treinamento online rápidos e eficazes para aprimorar suas habilidades e talentos. No entanto, as organizações devem saber onde concentrar seus esforços e orçamentos para alocar efetivamente seus recursos. Aqui estão 8 tópicos que serão tendência no setor de educação corporativa online este ano.
1. Micro-learning Online: Bibliotecas de Treinamento
Os funcionários precisam receber informações de forma rápida e eficiente. Assim, uma das maiores tendências corporativas é a micro aprendizagem com bibliotecas de treinamento online, que podem ser acessadas através de vários dispositivos. Isso oferece aos funcionários inúmeras oportunidades para aprender o que, quando e como eles quiserem. Muitas corporações agora estão usando micro aprendizagem de repositórios de treinamento online como “momento de necessidade”. Funcionários executivos têm o poder de superar os desafios no local de trabalho imediatamente, em vez de aguardar a próxima sessão de treinamento para refazê-los
2. Caminhos de treinamento online personalizados
Há uma infinidade de maneiras pelas quais as pessoas podem absorver e assimilar as informações de que precisam. Alguns funcionários precisam ser práticos, e outros precisam simplesmente ouvir ou ver as informações para absorvê-las. Identificar preferências de aprendizagem leva tempo e pesquisa cuidadosa. No entanto, isso permite que você crie recursos de treinamento online mais individualizados para sua equipe, como caminhos de treinamento personalizados que atendam as lacunas específicas de desempenho e níveis de experiência. Esses caminhos podem envolver mapas de cursos online clicáveis, contratos de treinamento individuais e uma lista de cursos selecionáveis
3. Orientação / Mentoria
Os programas de mentoria e orientação foram utilizados no setor há anos, porém, agora estão mudando para plataformas online. A mentoria beneficia todas as partes envolvidas, os mentores podem aprender com os conhecimentos de funcionários mais experientes, enquanto os mentorados melhoram a retenção de conhecimento e reforçam as principais habilidades, pois colocam sua base de conhecimento em prática. No entanto, é preciso criar diretrizes de comunicação para esclarecer expectativas e definir papéis. Todos devem conhecer os objetivos gerais de aprendizagem e quais recursos de treinamento estão disponíveis para absorver o máximo do programa de treinamento.
4. Gamificação / Serious Games
É um fato comprovado que a recompensa é um poderoso motivador para aprendizes corporativos. Eles nem precisam de incentivos tangíveis, como cartões de presente ou recompensas monetárias. Ganhar emblemas, pontos, ou progredir pelos dos níveis pode ser o suficiente para despertar seu interesse. Portanto, gamificação é uma forte tendência na aprendizagem corporativa. Os jogos proporcionam aos alunos a rara oportunidade de aprender informações sem sequer perceber. Eles são capazes de competir entre si e subir de nível enquanto absorvem as informações principais. Basta lembrar que a mecânica do jogo está lá para apoiar os principais objetivos de aprendizagem. Por fim, a gamificação deve desencadear a motivação intrínseca e promover uma conexão emocional para aumentar ainda mais os benefícios.
5. Design responsivo
Desenvolvedores modernos estão buscando recursos de dispositivos móveis para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. O Design Responsivo permite que as organizações desenvolvam e implementem cursos de treinamento online acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Mais importante ainda, em qualquer dispositivo. As empresas podem criar uma versão mestre do conteúdo de treinamento que se ajusta a qualquer tamanho ou resolução de tela. Assim, cada funcionário recebe os mesmos benefícios de suas atividades, módulos e avaliações.
6. Aprendizagem social e colaborativa
Atualmente as organizações percebem os benefícios de uma cultura comunicativa e colaborativa de aprendizado. Assim, elas incorporam atividades de aprendizagem social interativas e envolventes em sua estratégia de treinamento. Grupos de mídia social, discussões online, blogs corporativos e plataformas de compartilhamento de vídeo são apenas algumas das ferramentas de aprendizagem social a serem consideradas. Você também pode incentivar seus funcionários a usar o software de gerenciamento de projetos para facilitar a colaboração online. Isso é particularmente útil nas configurações da equipe, onde os aprendizes devem delegar tarefas e fornecer comentários sobre a aprendizagem.
7. Atividades do mundo real
O treinamento online deve ser traduzido em uma aplicação real para ser verdadeiramente eficaz. Caso contrário, os funcionários podem ter uma riqueza de conhecimentos e habilidades, mas eles não serão capazes de usá-los quando realmente for necessário. Para fazer a mudança da teoria para a prática, as organizações agora estão integrando atividades do mundo real. Isso inclui simulações de treinamento online, cenários de ramificação e exemplos que enfatizam os benefícios e os usos do assunto. Por exemplo, os funcionários participam de uma simulação baseada em tarefas para explorar cada etapa e melhorar seu domínio. Eles também têm a chance de superar os obstáculos comuns, o que reduz o estresse no trabalho, já que já enfrentaram e superaram o problema durante a simulação de treinamento online.
8. Seminário de treinamento online
É verdade, os seminários online existem há bastante tempo. Ainda assim, um número crescente de organizações agora os utilizam de forma criativa e inovadora. Por exemplo, criando uma sequência de três dias de treinamento onde os funcionários podem acelerar rapidamente sua proficiência ou fazer seminários, jogos e discussões online. Para obter melhores resultados, é indicado manter eventos ao vivo centrados em tópicos e roteiros. Crie um storyboard de antemão para garantir que você atinja todos os pontos chave e se concentre em uma ideia ou conceito básico para não sobrecarregar o conteúdo. Você também deve gravar o evento para visualização posterior e convidar os seus funcionários para apresentar o feedback com o objetivo de uma análise posterior. Por último, mas não menos importante, emparelhe seus eventos com as hashtags de mídia social e páginas para incentivar os funcionários a compartilhar seus pensamentos e ideias.
Apesar da constante mudança e evolução, tais tendências corporativas na indústria para 2017, certamente permanecerão relevantes. Cada item apresentado melhora a acessibilidade e eficácia do seu conteúdo corporativo. Você pode fornecer aos funcionários o treinamento online na hora certa para encorajá-los a interagir com colegas, ao mesmo tempo em que facilita a aplicação do conteúdo com o mundo real. Como resultado, sua equipe estará mais satisfeita no trabalho e você poderá obter um retorno melhor do seu investimento.